domingo, 5 de abril de 2009

Volta da rotina ..

Nesse momento de volta à rotina, as crianças ficam bastante agitadas com todas as novidades, foi o que aconteceu no dia da aula de Educação Física na piscina as primeiras coisas que as crianças lembravam quando chegavam era isso, "temos aula na piscina hoje, vou pular muito!!" uma menina lembrou e gritou alto na truma. Nessa semana envolveu muita descontração com todas as turmas reunidas na aula, em que dividiram momentos inesqueciveis reunidos. Em seguida da aula se inicia o intervalo onde se distraem e se alimentam um pouco, para depois continuar firme e forte a rotina diária.


Na sala de aula as crianças começam essa semana com exercício de matemática, que se foca em uma ciranda dos números em uma tarefa no livro de matemática, em que eles se interessam bastante por estimular no interior de cada um o questionamento e o desafio, onde propôs aos alunos uma execução de contas de raciocinio-lógico na atividade do livro, eles executaram a tarefa com exito e descrição.
A aula de línguas exerce um papel de extrema importancia na vida dos alunos, apesar deles apresentarem máxima atenção e vontade de compreender mais o conteúdo, “Conseqüentemente, caberá ao professor dar uma melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, cabendo a ele desenvolver novas práticas didáticas que permitam aos discentes um maior aprendizado.” (NUNES, 2004, ON-LINE). Isso acontece em toda as aulas eles ficam sempre com um gostinho de quero mais, a professora de inglês, faz com que os alunos gostem ainda mais de idiomas.

"O caso típico é o papel que o Inglês representa em função do poder e da influência da economia norte-americana. Essa influência cresceu ao longo deste século, principalmente a partir da Segunda Guerra Mundial, e atingiu seu apogeu na chamada sociedade globalizada e de alto nível tecnológico, em que alguns indivíduos vivem neste final de século. O Inglês, hoje, é língua mais usada no mundo dos negócios, e em alguns países como Holanda, Suécia e Finlândia, seu domínio é praticamente universal nas universidades." (BRASIL, MEC, 1998, p. 23).
A semana envolveu a participação dos alunos a cada atividade, em que explorou a pesquisa dos alunos em cada tarefa desenvolvida com a interferência efetiva da professora em cada momento, o raciocio-lógico foi muito estimulado com as aulas de matemática, deste modo "Piaget facilitou sua aproximação com o tipo de modelo formal de língua apresentado pela Teoria Lingüística, no que este tinha de descritivo. Nessa aproximação, o modelo de língua foi visto como redutível à estrutura lógico-matemática passível de ser abstraída em todos os domínios da cognição, de acordo com a concepção de Piaget" (Piaget, 1976; 1980).



Beijos, Bárbara Nascimento Cunha