domingo, 5 de abril de 2009

O aprendizado constante...

Ensinar envolve atitude e equilibrio do educador, pois exige uma postura diante do aluno para ensinar todos os conteúdos que devem ser contextualizados com os temas atuais para proporcionar aprendizado e atualização na sociedade. Nessa pespectiva os alunos começaram a desenvolver uma atividade no caderno de portugues sobre o P e o B, inseridos na tirinha em um contexto atual Páscoa, tempo da volta de Jesus Cristo.
A percepção dessa realidade quando efetuada de maneira crítica constitui o senso comum, o qual representa um conhecimento contestável, enquanto que “o conhecimento científico se caracteriza justamente pela interposição entre o acúmulo de dados observacionais e as operações de interpretação da etapa analítica” (MACHADO, 1989, p.55).

A atividade que evidenciou a semana foi no caderno de História e Geografia, que agora estão separados, mas estão sendo utilizados no mesmo caderno, a professora explorou os conceitos de cada matéria, em um pequeno texto a professora escreveu o que era e significava cada matéria e sua importância na vida escolar. Os alunos adoram essa proposta da professora e questionaram muito e a professora atendeu a todos.

Na aula de matemática a professora inseriu o quadro valor de lugar, explicou rapidamente seu significado e sua importância para resolver os cálculos matemáticos e desenvolveu alguns para tarefa de casa para treinar com mais eficiencia sua utilidade, a professora explicou algumas coisas de matemática para a execução do teste individual.

No fim desenvolveu-se uma atividade dos nomes, em uma tarefa do livro de português, exibia o significado dos nomes para que servem e sua utilidade, a professora indagou a alguns alunos como que aconteceu a escolha de cada nome, se tem algum significado para familia, embora todos quizessen falar todos participaram e depois repartiram esses momentos com seus amigos e familiares.
" A importância da linguagem se faz presente em nossas vidas tanto quanto a água que bebemos. Saber comunicar-se, expressar-se com clareza nos torna uma pessoa mais segura e dinâmica em qualquer circunstância, pois, a insegurança de falar em público, mostrar nossas idéias a um grupo de pessoa é horrível." ( programa de tutoria, português)
Beijos, Bárbara Nascimento Cunha.