sábado, 14 de março de 2009

Recomeçaar.... dár um novo sentido a vidaa!

Nessa etapa, tudo volta a ser o que era antes, porém com um tempero maior ..
A recepção da turma nesse momento de recomeço é muito significativa, pois é nessa hora que os alunos fortalecem os laços de amizade com os amigos, reencontram e conhecem os professores e aguardam as novidades de início de ano, a expectativa é maior, porém cada momento é único e deve ser vivido intensamente.
Essa semana a turma estava bastante agitada, pois iríamos sair da sala para ir a bibliotequinha, onde a Professora de lá, resolveu ler uma história muito interessante, Um novo conto da Cinderela, onde as crianças adoraram pois, toda a atenção se focou na professora e ficava tudo em silencio, nela tinha questionamentos no meio e todos queriam responder, mas responderia quem ficasse quieto e funcionou, fiquei atenta a esses detalhes porque a cada dia se aproxima do meu dia, então cada detalhe é precioso, ao fim da história todos queriam participar só que estava em cima da hora do intervalo e aplaudiram o fim da bruxa e saíram para lanchar.
Depois de toda a distração e diversão do intervalo as crianças e organizavam para a acolhida para subir e encarar um aula de matemática que foi realizada de uma maneira divertida, a turma foi dividida em grupos o A e o B para contagem dos números do livro, o grupo deveria acertar a quantidade certa do desenho e escrever da forma certa, assim o grupo A ganhou com a maior quantidade de números, foi um modo de interter os alunos com o intuito de concentração.
Logo a professora explorou uma ortografia dos animais em que, se passou em duas etapas a 1° foi que ela não ditou as palavras, utilizou o recurso das ilustrações, e colocava no quadro com durex e os alunos tinham que escrever como eles soubessem em seguida chegou na 2° etapa que foi corrigir as palavras, antes de falar, pediu para todos guardarem as borrachas para não utiliza-lãs naquele momento, depois colocou as palavras de acordo com as figuras esse método é bom pois ele reconhece o seu erro, a partir desse momento ele esta construindo o seu aprendizado como diz Piaget "Num enfoque construtivista, em que se atribui ao sujeito um papel ativo, o aluno é responsável por seu próprio processo de aprendizagem. (...) Cabe ao professor criar situações, implementar condições para que se desenrole o processo de construção." (1994).
Nessa semana a turma foi estimulada de acordo com as suas capacidades de motivação para ezecução de todas as tarefas e alcançou a metas promovidas pela professora.

Beijos, Bárbara Nascimento Cunha