quinta-feira, 12 de março de 2009

Minha caminhada..

No início tudo é bastante tumultuado, porém foi assim que se procedeu comigo, uma nova etapa estava por vir na minha vida e deveria enfrentar com coragem e determinação. A entrada no CENSA não foi planejada, mas foi um ganho transformador na minha trajectória tanto profissional, quanto pessoal e me possibilitou uma nova visão de vida. No começo da minha passagem sofri bastante com a adaptação da rotina diária, foi árdua a modificação, mas apenas "eu" sei o quanto isso me custou e como batalhei por esse espaço.
Bem me deparei com uma turma de 3° período uns anjos perto da professora, mas quando ela saia a bagunça estava formada, com a ajuda das meninas experientes, na época, não foi difícil aprender as artimanhas do que eu achava impossível! Já estava me acostumando com a atuação da professora e o ritmo da turma, mas coordenadora de estágio me trocou dos pequeninos para os maiores (4° ano) e foi uma imensa diferença todo aquele apego para aquela distância clara, foi nessa hora que percebi que não adiantava estar presente, bastava ser presente para poder marcar cada momento com a minha personalidade, descobrindo esse segredo pude continuar aplicando no ensino fundamental, depois do 4° ano fui para o 2° ano, a trajetória nessa turma foi ótima, pois as crianças eram maravilhosa e o astral era calmo e acolhedor e a professora era super receptiva e colaborou muito no meu crescimento e na minha caminhada.
Chegava o fim do ano e tinha em minha estrada três tipos de visões para diferentes faixas etárias, bastante enriquecedores esses momentos, que ficaram na história da minha vida. Logo chegava o 2° ano do curso e estava com pensamento péssimos, pois iria permanecer o ano todo com a mesma turma, porém foi totalmente contraditório ao meu pensamento foram momentos únicos com pessoas inesquecíveis, que jamais iriam acontecer novamente, o ruim é que sempre acontecia de cair na rotina , mas mesmo assim, era uma forma de aprendizado contínuo.

Agora me encontro no 3° ano momento de finalização e etapa que se prepara para reflexão desse tempo de dedicação e batalha ao encontro do meu verdadeiro "eu" e do meu verdadeiro sonho, como diz Augusto Cury em Nunca desista de seus sonhos, " Os sonhos são como o vento, você os sente, mas não sabe de onde eles vieram e nem onde vão. Eles inspiram o poeta, animam o escritor, arrebatam o estudante, abrem a inteligência e crescem nos vales secretos da mente humana, um lugar que poucos exploram e compreendem" (2004).

Iniciei essa etapa retornando ao 3° período do 2°ano do curso que passaram para o 1°ano (alfabetização), foi incrivél ver como aqueles pimpolhos cresceram e que a semente antiga plantada ainda semeia e que eles estavam se adaptando a nova turma e a professora, mas a mim já conheciam e exibiam mais intimidade, porém a professora foi conquistando o seu espaço na mente deles, com o tempo. E no momento crucial para finalizar o curso, fui trocada de turma e deveria construir tudo de novo para dar aula, e estou muito ansiosa para esse momento, e vai ser assim por enquanto, vou relatar nesse blog, tudo o que se passa dentro de mim, uma confusão de sentimentos aguardando ansiosamente o resultado do meu futuro.


Beijooos, Bárbara Nascimento Cunha.